Tática a Wit explica…

O jogo de futebol vem sofrendo uma constante evolução tática com o passar dos anos. Por isso é muito importante a atuação dos jogadores perante o jogo coletivo.
A maior parte do tempo, o jogador passa sem a bola nos pés. Por isso para ser um jogador de futebol não basta apenas ser um craque com a bola nos pés. É importante saber o que fazer quando não se está com ela porque a grande diferença pode estar ai.
Entender as ações táticas que ocorrem dentro do jogo, podem ser um grande diferencial para se tornar um grande jogador.
O jogo de futebol é dividido em quatro fases:
Organização ofensiva
Organização defensiva
Transição ofensiva
Transição defensiva
A organização ofensiva com o próprio nome já diz é a forma como que o ataque se organiza para ser mais efetiva. Isso significa os comportamentos adotados pela equipe portadora da posse de bola, com o objetivo de chegar ao gol adversário.
Já a organização defensiva é a maneira com que a equipe se organiza sem a bola dentro do campo para evitar o gol do adversário, pressionando com uma postura mais agressiva ou adotando uma estratégia de utilizar um bloco médio ou baixo.
A transição ofensiva acontece a partir do momento em que a equipe recupera a bola, sendo com um contra ataque rápido ou até mesmo retirar a bola do local recuperado (zona de pressão), para a manutenção da posse da mesma.
Finalmente a transição defensiva que ocorre quando o time perde a posse da bola, os comportamentos mais ocorrentes, são os de pressionar o adversário assim que ocorre a perda da bola, ou apenas retornar para reorganizar a equipe e assim com uma organização defensiva recuperar a posse da bola.

Conhecer e entender os mecanismos dessas fases são importantes porque as ações dentro de campo devem ser tomadas com uma velocidade muito alta já que o futebol vem se tornando cada vez um esporte ainda mais dinâmico e rápido do que era antes. O futebol europeu influencia muito nesse aspecto. Cada vez mais é importante conhecer bem o processo para que dentro do jogo tenha tomadas de decisões mais corretas e assim melhore seu desempenho na modalidade.
A Comunicação é um fator fundamental para que as ações táticas aconteçam dentro do campo. Lembre-se: você só será um bom jogador se souber atuar em equipe. Por isso saber comunicar-se dentro do campo é imprescindível para seu sucesso. Pequenos gestos, expressões e palavras são formas de expressar que – quando alinhadas com seus companheiros – fazem grande diferença dentro das quatro linhas.
O grande desafio do futebol em relação às outras modalidades como handebol, vôlei, futsal, basquete e etc, é que a área por jogador nesses esportes facilita a comunicação o que facilita a orientação dentro da prática, enxergando com uma facilidade maior os sinais para as tomadas de decisões.
Em breve abordaremos as diferentes maneiras de avaliar a tática dentro do futebol e como a Wit utiliza essas ferramentas nas nossas avaliações, não percam as próximas postagens.

Frederico Constantino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s