Avaliação física e técnica por idade

Avaliação física e técnica por idade
Em outros posts já dissemos que cada idade tem uma metodologia especifica de treinamento no futebol para respeitar o desenvolvimento da criança. Clique aqui e leia nosso post.

View this post on Instagram

Constantemente as pessoas nos perguntam a idade ideal para que as crianças comecem a jogar futebol. A resposta é: NÃO EXISTE IDADE! Você pode levar seu filho para uma escola de futebol com 4 ou até 3 anos. Em muitas cidades existem as turmas de “Baby Soccer”. Entretanto, as crianças até os oito anos devem ter um treinamento com objetivo específico. Atividades voltadas para parte mais lúdica do esporte e com trabalhos voltados para melhoria da coordenação motora além de algumas especificações em fundamentos técnicos. Esses são os principais elementos a serem trabalhados nessa faixa etária. É muito importante que se respeite o tempo de cada criança para evitar a especialização precoce e também para que melhore algumas capacidades. Dessa forma, no futuro eles estarão mais propícios a evoluir no futebol e seguir seu caminho dentro da modalidade. Na medida em que eles vão crescendo e com o aumento do trabalho na parte técnica inicia-se o trabalho na parte tática aumentando gradativamente a complexidade e o foco neste aspecto com a introdução das competições na rotina do atleta. É sempre importante procurar uma escola com professores capacitados que respeitem o tempo de cada criança e suas especificidades para que o futebol vá além da prática esportiva e auxilie em todos os outros aspectos da vida da criança e do jovem.
Frederico Constantino
#BeWit #SerJogadorDeFutebol #CategoriaDeBase #FuteboleTecnologia #FutebolDeBase #Peneirada #TryoutSoccer #Soccer

A post shared by Wit Soccer (@witsoccer) on

E como acontece em relação a parte física?
Os Critérios para avaliação física vão aumentando e ficando mais rigorosos de acordo com a idade e com o biótipo individual.
É muito importante que o atleta faça uma avaliação física completa para identificarmos os componentes genéticos que podem ser aproveitados ou que precisam ser desenvolvidos.
A questão física é tão importante que pode influenciar na tática do jogo.
Por exemplo, identificamos em um atleta que ele tem alta capacidade de velocidade mas tem dificuldade na explosão podemos mudar a posição em que ele atua dentro do campo para que sua característica seja melhor aproveitada.
Outro exemplo é a altura. Se identificamos que o atleta pode ser mais ou menos alto já podemos prepara-lo para jogar em uma determinada posição que o beneficie em sua altura.
Por esse e outros motivos que a Wit faz uma avaliação física bem completa.
No próximo post vamos falar de alguns itens que avaliamos presencialmente.
Nossa avaliação presencial está chegando! Faltam poucos dias para a divulgação da data!
Prepare sua chuteira.
Frederico Constantino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s